terça-feira, 22 de abril de 2008

Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia c

Existe pelo menos um ponto em comum entre varias concepções de Educação Física: a insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a manutenção da saúde individual. No caso da Educação Física Higienista, se direciona em relação à questão da saúde esta em primeiro plano. Para tal concepção, cabe a Educação física um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes. Diferentemente da Educação Física higienista, que se acredita capaz de ‘’ajudar o povo do seu pecado mortal, que é a ignorância ‘’, e que o leva as condições de deterioração da saúde, a Educação Física Militarista, por sua vez, visa à formação do ‘’cidadão soldado‘’, capaz de obedecer cegamente e de servir de exemplo para o restante da juventude pela sua bravura e coragem,a servi a pátria. Tanto a Educação Física Higienista como a Educação Militarista não colocam, de forma sistemática e contundente, o problema da Educação Física e que ela como disciplina comum aos currículos escolares. A Educação Física Pedagogicista esta preocupada com a juventude que freqüenta as escolas. A ginástica, a dança, o desporto etc. é meio de educação do alunado. Abordamos as concepções de Educação Física presentes na realidade brasileira de forma analítica. Procuramos levantar as características fundamentais e essências a cada uma das concepções de Educação Física que, num primeiro momento, emergem empiricamente do contexto social.

Um comentário:

Alex Oliveira Silva disse...

Prezado Alex,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Sua nota: 0,7.
Quanto ao seu resumo, você acaba não cumprindo o primeiro critério por que seu resumo é iniciado pelos argumentos do autor. Mais além, você não descreve sobre a escolha da perspectiva do autor: no caso guiraldelli: histórica, social e filosófica. Sobre o terceiro critério, você expõe as idéias principais das concepções de educação física, bem como as “filosofias subjacentes” são os fundamentos, algo importante de se fazer notar. De outro modo, você não explicitou a perspectiva do autor. Para tanto, sugiro uma opção de escrita: “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. Referente à exposição das cinco correntes no resumo, está coerente mas não essencial, está muito detalhada. Portanto, tente reduzir a extensão dessa partes. Lembre-se que o exercício de um resumo é justamente escrever pouco para ser essencial e coerente. Lembre-se que há as filosofias subjacentes, fale destas já logo junto com as concepções.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.