terça-feira, 22 de abril de 2008

RESUMO: OLIVEIRA, Vitor M. de Oliveira. O que é Educação Física. São Paulo. Ed Bras. 1943.

O texto o labirinto expõe alguns fatos sobre a educação física, sem intenção de afirmar, mas de oferecer pontos para questionar e refletir para que dessa forma sejam formados profissionais consciente e reflexivos. Segundo o escritor Marinho de Oliveira a educação física é uma incógnita na qual ele não tem a pretensão de esgotar os seus mistérios. No texto relata a evolução da Educação física. Começando pelo grego onde a ginástica tinha uma preocupação de ordem medica até o século XIX onde a Ed.física passa a ter o conceito de ginástica.A ginástica – natural ou artificial – deve ser vista à luz dos seus objetivos. Os exercícios analíticos têm aplicações para os fins corretivos para melhorar seu rendimento, a que originalmente se destinavam. Foi, ainda, a partir de conhecimentos sobre anatomia, fisiologia e outras disciplinas afins, que o professor de educação física adquiriu status profissional.
Encarada a Educação Física no aspecto biológico, o professor fica reduzido simplesmente a um ’’ educador físico’’. Os gestos esportivos envolvem um tal domínio do tempo e do espaço que se equiparam aos” espetáculos de dança, as mais belas cadencias da linguagem, o ritmos arquitetônicos e esculturais, ou os mais belos jogos de cores e de luz’’.
Mestre, hoje é física ou bola? ’’ Essa pergunta, muito ouvida por professores de educação física, leva - nos a uma série de exercícios, não muito bem assimilados, geralmente analíticos. Desde a antiguidade clássica muitos pensadores consideram a ginástica uma ciência. Aristóteles, quando a ela se dirigia, chamava’’ a ciência da ginástica’’. Normalmente aceita-se que o método empregado determina se uma área do conhecimento pode receber o credito do cientifico. Para isso, é necessário que o seu objeto seja investigado com a utilização do chamado’’método cientifico’’.

Um comentário:

Alex Oliveira Silva disse...

Prezado Alex,
Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Sua nota: 0,6.
Embora você inicie bem o resumo do texto, há algumas contribuições que poderão ajudar você a melhorar. Quanto ao primeiro e ao segundo critério, você não os cumpre, para tanto: o tema central é “a problemática – o labirinto – existente na tentativa de qualquer definição da educação física”. A história, no caso do texto, serve como um modo de tentar empreender o esforço de definição”. Sendo assim, no que concerne a história colocada no texto, não faz parte do tema central, mas da perspectiva do autor e do caminho pelo qual ele percorre para aprofundar o assunto. Sugiro a seguinte forma para você iniciar o resumo, de forma alguma suprimindo seu início de resumo.
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí entra em cena o terceiro critério a ser cumprido. Você destaca e expõe duas idéias essenciais que o autor elabora no texto, contudo, não pode esquecer que ele contextualiza tais idéias no campo da história, como você própria disse. Ou seja, você desenvolve bem o terceiro critério, mas não para um resumo, já que você articula as idéias de modo a expressar uma complexidade. Seu texto serviria, por exemplo, como um parágrafo de um artigo ou de uma monografia, mas para um resumo, está muito complexo. É de qualquer medicina? Não. É a medicina grega e moderna. Mais ainda você se atém a apenas desenvolver essa área trabalhada pelo autor no texto. Com efeito, sugiro que você a reduza os detalhes e aborde também, seguindo a cronologia do texto, para expor que o autor inicialmente comenta sobre a ginástica grega, segundo Plantão, especificamente. Do contrário, fica parecendo que todas as ginásticas têm essa concepção. Mesmo por que, logo em seguida ele, o autor, faz questão de diferenciá-la da ginástica moderna, pois esta não é tão geral quanto aquela. Sobre essa você apenas diz que “com o passar do tempo foi descoberto que a ginástica faria modificações no corpo humano”. Lembre-se que um resumo deve expressar a essência do texto relacionado ao seu contexto histórico. Logo a seguir você diz: “A educação física tem uma grande ligação com a medicina...” Sim, essa idéia existe no texto, mas o autor não deduz que é por causa disso que a educação física é uma ciência paramédica. O que importa ao seu resumo é como o autor relaciona a educação física à medicina. É o mesmo problema apontado acima, você não está contextualizando seu texto. Nesse caso por exemplo, você esqueceu de dizer que o autor fala da medicina enquanto “arte e ciência de curar...” Mais ainda seu texto fica confuso quando na seqüência você emenda falando falando da cultura. Depois, referente aos jogos, você apenas recorta algumas palavras do texto, deixando-as sem sentido.Sim, mas o que o autor quis dizer com isso? Ora, aí está a diferença entre um resumo e um simples recorte. O resumista deve descrever o texto lido, portanto, contar o que o autor diz, no caso, sobre a relação entre educação física e os aspectos de forma bem breve. Quanto à política e a ciência, serve o mesmo comentário. Repare, um resumo servirá a alguém que deseja conhecer o texto de Oliveira, antes de ter lido o mesmo. Logo é uma introdução bem geral, só com os pontos essenciais.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.